FERRAMENTAS LINUX: Os recursos de QoS da AMD SMBA+BMEC para a EPYC "Genoa" de 4ª geração são posicionados para o Kernel Linux 6.3

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Os recursos de QoS da AMD SMBA+BMEC para a EPYC "Genoa" de 4ª geração são posicionados para o Kernel Linux 6.3

 

Voltando a agosto passado, os engenheiros da AMD Linux começaram a postar patches de kernel do Linux para novos recursos de qualidade de serviço que acompanham o Zen 4 . Depois de algumas rodadas de revisão e atualizações desses patches, este trabalho que habilita os recursos AMD SMBA e BMEC para processadores de 4ª geração EPYC "Genoa" aparece posicionado para introdução no ciclo de kernel do Linux 6.3.

Estes são os patches do kernel para obter os recursos QoS de configuração de eventos de configuração de evento de monitoramento de largura de banda e alocação de memória lenta suportados no Linux.

A imposição de alocação de largura de banda de memória lenta permite que as políticas de imposição de QoS sejam aplicadas à memória lenta externa conectada ao host e especificando as alocações/limites para a classe de serviço para cada recurso. O BMEC permite manter uma contagem de todas as leituras/gravações totais e locais e uma variedade de eventos, como leituras na memória nos domínios NUMA locais ou não locais, vítimas sujas do domínio QoS e muito mais. A funcionalidade SMBA em particular deve ser útil para a memória CXL.

Este mês, os patches SMBA/BMEC atingiram sua iteração v11 e parece que tudo está resolvido. A partir de ontem, esses patches AMD foram enfileirados no branch x86/cache do tip.git .


Portanto, impedindo que novos problemas com o código sejam levantados, agora que eles chegaram à área x86 TIP, eles devem ser enviados para a próxima janela de mesclagem do kernel do Linux. O ciclo do kernel Linux 6.3 começará com a abertura da janela de mesclagem em meados de fevereiro, enquanto o Linux 6.3 estável não estará aqui até o final de abril.

No geral , o EPYC de 4ª geração da AMD está em ótima forma no Linux , conforme mostrado em muitos artigos de referência de Genoa no Phoronix (e mais a caminho!). O suporte ao Linux no dia do lançamento estava em boa forma, mas alguns itens como esses recursos de QoS e o Automatic IBRS não foram resolvidos a tempo, mas parece que para o Linux 6.3 eles agora serão resolvidos.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário