FERRAMENTAS LINUX: A Imposição de alocação de largura de banda de memória lenta da AMD está pronta para o Kernel Linux 6.3

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A Imposição de alocação de largura de banda de memória lenta da AMD está pronta para o Kernel Linux 6.3

 

A imposição de alocação de largura de banda de memória lenta da AMD como um novo recurso encontrado nos processadores da série AMD EPYC 9004 será suportada pelo kernel Linux 6.3 em desenvolvimento.

Voltando a agosto passado, os engenheiros da AMD começaram a enviar os patches do Linux para esse recurso de alocação de largura de banda de memória lenta, conhecido como SMBA ou também como L3SBE. L3SBE for L3 External Slow Memory Allocation Imforcement permite que as políticas de imposição de QoS sejam aplicadas à memória lenta externa conectada ao host e especificando as alocações/limites para a classe de serviço para cada recurso.

"Com este recurso, as políticas de imposição de QOS podem ser aplicadas à memória lenta externa conectada ao host. A imposição de QOS é realizada atribuindo uma Classe de serviço (COS) a um processador e especificando alocações ou limites para esse COS para cada recurso a ser alocado".

Essa funcionalidade de imposição de alocação de largura de banda de memória lenta está sendo conectada ao código "resctrl" de controle de recursos x86 do kernel do Linux para lidar com dispositivos Compute Express Link (CXL), aceleradores e outras classes de memória mais lenta. A funcionalidade é detalhada na documentação de extensões de QoS da AMD .


A alocação de largura de banda de memória lenta é suportada pelos processadores de servidor AMD Zen 4 que são fornecidos desde o final do ano passado com a série EPYC 9004. É lamentável que tenha levado meses no período pós-lançamento para que esse recurso de QoS seja integrado ao kernel do Linux, que ficará estável com a v6.3 em abril, mas pelo menos está aqui agora e à frente de mais dispositivos de memória CXL e aceleradores atingindo o centro de dados.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário