Foram enviadas ontem para a janela de mesclagem do kernel do Linux 6.3 as atualizações do código printk. Notáveis desta vez são as preparações para printk no trabalho em direção ao suporte de consoles threaded/atomic. Esse suporte a consoles encadeados/atômicos é ainda mais importante, pois é a última peça do quebra-cabeça antes que o restante dos patches em tempo real (PREEMPT_RT) possam ser enviados para o kernel Linux.
A impressão atual do console do Linux não é compatível com o modo de kernel em tempo real, mas para resolver isso há vários meses, tem sido o suporte de console threaded/atomic , que então abre a porta para o restante dos patches PREEMPT_RT serem totalmente integrados.
O código printk para Linux 6.3 inclui apenas uma refatoração do código printk em preparação para a introdução de consoles atômicos que não podem compartilhar os buffers globais. Para oi Kernel Linux 6.3, porém, esse suporte de console atômico/encadeado não está pronto. O novo código printk faz uso de duas novas funções sem bloqueio para leitura e formatação de mensagens printk para o console. As novas funções podem ser usadas em qualquer contexto e preparar o cenário para a introdução de consoles atômicos/encadeados, esperançosamente no curto prazo.
As atualizações para printk no Linux 6.3 são definidas por meio dessa solicitação pull do kernel .
No momento, o atual linux-rt-patches contra o Kernel Linux 6.2 upstream é de pouco mais de 50 patches que precisam ser aplicados para o suporte do kernel em tempo real.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário