Embora haja Rusticl como o primeiro código de linguagem Rust no Mesa como uma implementação OpenCL moderna no Gallium3D, para possíveis esforços futuros de driver, há algum trabalho exploratório inicial sendo feito para criar ligações para suportar a gravação de drivers Vulkan com Rust.
Faith Ekstrand, da Collabora, escreveu uma postagem no blog hoje sobre o trabalho de exploração que está sendo feito para o uso do Rust nos drivers Mesa Vulkan. Além disso, há um rascunho de solicitação de mesclagem adicionando algumas infraestruturas e abstrações preliminares para drivers Vulkan escritos em Rust.
Entre os objetivos de design para este trabalho estão os invólucros do driver Rust Vulkan serem os mais limpos e "semelhantes ao Rust" possível, rastreando mutabilidade e tempos de vida e usando alocadores Vulkan sempre que possível.
Este esforço teve um bom começo, mas Faith Ekstrand conclui a
postagem do blog com: " O que fiz até agora mal arranha a superfície do que precisamos fazer para envolver totalmente o tempo de execução do Mesa Vulkan em algo compatível com Rust. Como eu Se tiver tempo, espero fazer mais experimentos e escrever mais postagens de blog sobre minhas descobertas. Até agora, para os problemas que observei, consegui encontrar soluções que manterão a maior parte do código do driver ergonômico e, o mais importante, seguro. "
Outro ponto importante é: " Não espero ver nenhum driver Mesa Vulkan real em Rust por alguns anos ainda. Meu objetivo atual é apenas explorar a possibilidade."Além de quaisquer novos drivers de engenharia reversa virem para alvos de hardware menores, é improvável que em breve veremos qualquer um dos principais drivers Mesa Vulkan sendo reescritos em Rust para reescrevê-los em Rust.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário