FERRAMENTAS LINUX: O Linux pretende aposentar o suporte ao Itanium/IA64

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

O Linux pretende aposentar o suporte ao Itanium/IA64

 

Já se passaram muitos anos desde que os processadores Intel Itanium fizeram uma história convincente e enfrentaram um lento desaparecimento na última década. Enquanto o último dos processadores Itanium 9700 "Kittson" foi lançado em 2021, apenas dois anos depois, o kernel do Linux já está olhando para a possibilidade de ver seu suporte IA-64 removido por não ter mantenedores ou usuários aparentes.


O compilador GCC preteriu o suporte IA-64 anos atrás, a compilação do kernel IA-64 foi deixada paralisada por longos períodos de tempo e, em 2021, Linus Torvalds tornou órfão o código do kernel IA-64 . Agora que 2023 está em andamento e dois anos desde o órfão, possivelmente já é hora de retirar o código Itanium da árvore do kernel.

O desenvolvedor Linux Ard Biesheuvel enviou um pedido de comentários da série de patch ontem de manhã que remove o Itanium/IA-64 do kernel. Ard comentou:

"A porta IA64 do Linux não tem mantenedor e, de acordo com um relatório de seu único usuário restante, ela está quebrada há um mês e ninguém se importa.

Dado que manter viva uma arquitetura complexa, mas não utilizada, consome largura de banda valiosa do desenvolvedor, vamos começar livrar dele.

Isso substitui meu patch propondo marcá-lo como 'morto', que não recebeu respostas de ninguém que queira mantê-lo vivo."

A eliminação do código Itanium/IA-64 da árvore do kernel do Linux o torna mais leve em 65 mil linhas.

Veremos se o suporte do Itanium/IA-64 será removido do kernel do Linux agora ou se alguém se esforçar para manter ativamente o código da arquitetura e encontrar qualquer usuário remanescente de servidores Itanium que queira executar versões principais do kernel.










Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário