FERRAMENTAS LINUX: O LibreELEC 11 foi lançado com o suporte ao GBM/V4L2 HDR em x86_64, mais hardware ARM

segunda-feira, 6 de março de 2023

O LibreELEC 11 foi lançado com o suporte ao GBM/V4L2 HDR em x86_64, mais hardware ARM

 

O LibreELEC 11 foi lançado hoje como a versão mais recente desta distribuição Linux desenvolvida especificamente para uma experiência orientada a HTPC, desenvolvida pelo recente software Kodi 20 HTPC/PVR.


O Kodi 20 estreou em janeiro com aceleração AV1 usando VA-API, várias outras melhorias no manuseio do codec AV1, otimizações de desempenho no código de gravação PVR, correções para a raspagem do canal de TV, suporte a controles do Steam Deck e muitos outros aprimoramentos.

O LibreELEC é uma distribuição Linux focada em servir como um sistema operacional básico para servir como um dispositivo de software para executar o software Kodi. A principal mudança com o LibreELEC 11 é mudar para o software upstream Kodi 20, enquanto também restaurou o suporte para algumas placas Amlogic Arm mais antigas, agora usa a pilha de gráficos GBM/V4L2 em x86_64, assim como há muito tempo fazem com o hardware Arm e outros mudanças.

Notável ao seguir a rota de apenas GBM/V4L2 em x86_64 é que, ao usar gráficos AMD Radeon ou Intel, o suporte de alta faixa dinâmica (HDR) agora deve funcionar em conjunto com o suporte Kodi 20. A pilha de gráficos baseada em X11 mais antiga permanece disponível para suporte de driver proprietário da NVIDIA, se for necessário executar o navegador da web Chrome ou se houver alguma falha com a pilha GBM/V4L2.

Os downloads e mais detalhes sobre o lançamento do LibreELEC 11 via libreelec.tv .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário