FERRAMENTAS LINUX: O driver RADV ativa o suporte à biblioteca de pipeline de gráficos por padrão

segunda-feira, 10 de abril de 2023

O driver RADV ativa o suporte à biblioteca de pipeline de gráficos por padrão

 

A tempo para a próxima ramificação e congelamento de recursos do Mesa 23.1 , Samuel Pitoiset, da equipe de drivers gráficos Linux da Valve, habilitou o suporte "GPL" da biblioteca de pipeline gráfico por padrão com o driver Radeon RADV Vulkan.

Durante meses, Pitoiset e outros membros da equipe Linux da Valve trabalharam no suporte RADV VK_EXT_graphics_pipeline_library para melhorar a experiência de jogos Linux. Até hoje, porém, era necessário definir variáveis ​​de ambiente para ativar, enquanto finalmente agora é considerado bom o suficiente para ativar por padrão / pronto para uso.

O Vulkan 1.3.210 do ano passado adicionou VK_EXT_graphics_pipeline_library para permitir a compilação separada de quatro partes distintas de pipelines gráficos. Ao permitir que partes independentes do pipeline gráfico sejam compiladas em uma biblioteca de pipeline gráfico que é vinculada no estágio final para criar o pipeline executável, ele permite uma maior reutilização de pipelines com os mesmos shaders ou estados em vários pipelines.


Na semana passada, o cache de sombreador GPL foi adicionado ao RADV como o último recurso ausente antes de considerar esse suporte de extensão bom o suficiente para ser ativado por padrão. Agora que está pronto, deve ajudar nos tempos de carregamento do jogo e evitar travamentos.

Portanto, agora o código foi mesclado para o Mesa 23.1, que deve estar estável no final de maio ou início de junho.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário