Esta semana, o projeto FreeBSD publicou seu relatório de status do primeiro trimestre de 2023, que descreve várias realizações técnicas e organizacionais feitas no último trimestre.
Os desenvolvedores do FreeBSD tiveram um início positivo de 2023 com muitas realizações já em seus currículos. Entre os destaques do FreeBSD Q1-2023 estão:
- Os maiores patrocinadores da FreeBSD Foundation durante 2022 foram Juniper, Meta, Arm, Netflix, Beckhoff, Tarsnap, Modirum, Koum Family Foundation e Stormshield. Eles arrecadaram mais de $ 1,2 milhão de dólares, mas tiveram que sacar cerca de $ 74 mil de suas reservas. Para 2023, o orçamento da fundação é de US$ 2,2 milhões. Já no primeiro trimestre de 2023, o FreeBSD recebeu doações adicionais da Juniper, Tarsnap, Microsoft e Stormshield.
- A equipe de engenharia de lançamento do FreeBSD lançou o FreeBSD 13.2.
- O FreeBSD continua melhorando seus recursos de integração contínua (CI).
- O FreeBSD habilitou instantâneos em sistemas de arquivos usando atualizações de software com diário. Os instantâneos do sistema de arquivos UFS/FFS ao executar atualizações de software com diário estão habilitados no FreeBSD 13.2.
- O suporte nativo para timerfd do Linux.
- O Kernel Address Sanitizer do FreeBSD foi portado de AMD64 para AArch64.
- O FreeBSD fez progressos em se tornar uma plataforma cloud-init de nível 1.
- As instâncias do FreeBSD agora podem ser geradas com o hipervisor Bhyve no OpenStack.
- O suporte ao driver gráfico do kernel Linux DRM no FreeBSD foi atualizado do Linux 5.10 para o Kernel Linux 5.15~5.16 com progresso no Kernel 5.17+.
- A ferramenta FSX File-System eXercisor originalmente escrita pela Apple Computer na década de 1990 foi reescrita agora pelo FreeBSD na linguagem de programação Rust.
Veja o relatório de status do primeiro trimestre de 2023 na íntegra em FreeBSD.org .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário