Durante a noite, outros 25 patches foram mesclados ao Mesa 23.2 para melhorar o código de rastreamento de raios do RADV depois que a solicitação de mesclagem estava em andamento nos últimos dois meses.
O trabalho mais recente de Daniel Schürmann, melhorando o suporte de ray-tracing do driver Mesa Radeon Vulkan, é a reimplementação do caminho RT usando compilação de shader separada para os estágios recursivos. Friedrich Vock também trabalhou em parte desse código e resumiu o impacto geral em um dos comentários da solicitação de mesclagem :
"Este MR não beneficia principalmente o desempenho do tempo de execução em si, mas retrabalha a parte de compilação dos shaders RT. Anteriormente, combinaríamos todas as diferentes partes do pipeline de raytracing em um único grande shader. No entanto, a API Vulkan explicitamente tem o conceito de "bibliotecas de pipeline", que você pode imaginar como partes do pipeline que são compiladas separadamente e podem ser combinadas/vinculadas em um grande pipeline com o qual você pode executar raytracing. Nossa abordagem de megashaders únicos não funciona aqui , porque não podemos realmente pré-compilar muito sem ter todas as partes juntas. Grandes jogos/motores geralmente usam bibliotecas de pipeline, e a solução de megashader único realmente não funciona para eles.
Este MR divide esse megashader em partes separadas, onde podemos compilar mais coisas no momento em que as bibliotecas do pipeline são criadas. Isso deve ajudar os grandes jogos/motores e também corrigir alguns problemas em que o RADV estava travando em um comportamento realmente válido e esperado.
Tudo isso se aplica ao raytracing emulado e acelerado por HW."
É outro passo na direção certa para melhorar o suporte ao rastreamento de raios Vulkan com este driver Mesa RADV que é preferido pela Valve e tende a ser mais popular entre os jogadores AMD Linux em vez de usar a alternativa do AMDVLK.
Este último trabalho RADV RT e mais serão encontrados na versão Mesa 23.2, que deve estar estável por volta do final de agosto. Consulte a solicitação de mesclagem se estiver interessado em obter mais detalhes sobre esse retrabalho do código RT.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário