FERRAMENTAS LINUX: O Driver Gráfico Intel Linux continua o trabalho para gerar os relatórios de memória por cliente

terça-feira, 13 de junho de 2023

O Driver Gráfico Intel Linux continua o trabalho para gerar os relatórios de memória por cliente

 


Uma das séries interessantes de patches do driver de kernel Intel i915 DRM que está sendo trabalhada recentemente são as estatísticas de memória fdinfo, com a capacidade de relatar estatísticas de memória por processo/cliente sobre o uso de vRAM.

O engenheiro da Intel, Tvrtko Ursulin, tem se dedicado ao desenvolvimento da capacidade de rastrear a utilização de memória por cliente e contabilizá-la para expor várias métricas de memória de um processo específico em /proc. Além disso, também há patches pendentes para resumir de forma conveniente o uso de memória da GPU por meio do gputop, a fim de exibir o uso de memória em uma base por processo.

Na segunda-feira, foi publicada a quarta iteração desses patches, que agora utilizam identificadores DRM GEM para rastrear objetos do usuário, além de uma correção no código.

Trata-se de um trabalho interessante e será útil para aqueles que desejam obter mais informações sobre o uso de memória de vídeo por processos. É lamentável que essa funcionalidade não estivesse disponível de forma universal para todos os drivers gráficos do kernel do Linux por um longo período. Levando em consideração o momento atual, não se espera que esses patches atualizados sejam incorporados antes do ciclo do kernel v6.6. Aqueles que desejam experimentar esses patches de estatísticas de memória fdinfo podem encontrá-los na lista de discussão dri-devel.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário