FERRAMENTAS LINUX: O Driver de teste Virtual PCM vem com o Kernel Linux 6.5 para ajudar com teste de áudio e o Fuzzing

terça-feira, 13 de junho de 2023

O Driver de teste Virtual PCM vem com o Kernel Linux 6.5 para ajudar com teste de áudio e o Fuzzing

 


No mês passado, foi desenvolvido o driver ALSA virtual para o kernel do Linux. Esse driver foi transformado no driver de teste Virtual PCM e está a caminho do próximo ciclo do Kernel Linux 6.5.

O driver de teste PCM Virtual, chamado de "pcmtest", emula um dispositivo PCM genérico e pode ser usado para testar/aplicar técnicas de fuzzing em aplicativos ALSA do espaço do usuário, além de enfatizar a camada intermediária do PCM do Linux. A esperança é que esse driver também possa ser utilizado para simular problemas complexos de reprodução em dispositivos PCM.

Esse driver de áudio virtual tem a capacidade de simular os processos de captura e reprodução, gerar dados de captura aleatórios ou baseados em padrões, introduzir atrasos nos processos de reprodução/captura e/ou inserir erros durante as chamadas de retorno do PCM. Essa nova adição será útil para os desenvolvedores de subsistemas de som do kernel Linux e para os desenvolvedores de software ALSA no espaço do usuário, principalmente em fuzzing, correção de bugs e aprimoramento geral do áudio no Linux.

O mantenedor Takashi Iwai já incluiu esse novo driver na próximo branch do sound.git, antes da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.5.

Outra novidade empolgante relacionada ao som no Kernel Linux 6.5 é o suporte ao driver MIDI 2.0.




Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário