FERRAMENTAS LINUX: O Systemd 254-rc2 está trazendo mais algumas mudanças

segunda-feira, 17 de julho de 2023

O Systemd 254-rc2 está trazendo mais algumas mudanças

O systemd 254-rc1 foi lançado no inicio desse mês, trazendo um novo mecanismo de reinialização suave e também está depreciando os scripts do system V, que é um novo processo do system-battery-check executado na inicialização para fazer a verificação do status do nível de bateria e várias outras alterações . O systemd 254-rc2 foi lançado na sexta feira trazendo mais algumas aletrações.

Além das correções usuais e as aoutras atualizações de manutenção, o suystemd 254-rc2 trouxe mais alterações dos novos recursos para essa granbde atualização de software para o verão de 2023.

No systemd 254-rc2 existe uma maneira de desabilitar a nova funcionalidade systemd-battery-check . Ao definir a opção systemd.battery-check=0 na linha de comando do kernel durante a inicialização, esse serviço de verificação de bateria será ignorado. O comportameno pádrão com o novo serviço do systemd 254 é que caso o nível de bateria esteja muito baixo, o susuário será aviado no momento da inicialização e o sistema será desliagado atomaticamente após um breve atraso. È basteante compreensível que este fluxo de trabalho padrão pode frustar muitos usuários e, portanto, a nova substituição systemd.battery-check=0.

Uma outra opção no systemd 254-rc 2 que chega tarde diz respeito ao manuseio de máquinas virtuais confidenciais. Para "maquinas virtuais confidenciais", o protocolo QEMU  fw_cfg e as strings SMBIOS não vaõ ser usados para fazer a importação das credenciais do sistema, systemd-boot e systemd-stub. Essas configurações confidenciais, esses dados do hipervisor são considerados não confiáveis.

Esse rc2 também está trazendo correções gerais. No anúncio do github. A melhor opção é guardar o lançamento de uma versão estável do systemd 254 que poderá acontecer em breve e essa versão será escolhida pelos lançamentos de distribuição do Linux no outono de 2023.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário