Embora os engenheiros Linux da Intel tenham sido muito oportunos em permitir grande parte do suporte Xeon Scalable "Sapphire Rapids" para o kernel Linux upstream bem antes do lançamento do processador no início do ano, uma série de patches que continuou no pós-lançamento tem funcionado para obter os novos estados ociosos C0.x suportados.
O Sapphire Rapids apresenta os novos estados de inatividade C0.1/C0.2 que estão entre o estado inativo POLL mais raso e C1 como tradicionalmente o próximo estado de energia mais baixa. Os estados ociosos C0.1 e C0.2 oferecem uma combinação de vantagens entre POLL e C1 por terem menor latência de ativação enquanto economizam mais energia do que POLL. Esses estados ociosos de C0.x foram projetados para cargas de trabalho sensíveis à latência.
Publicada ontem na lista de discussão do kernel do Linux está a quarta iteração dos patches que habilitam os estados ociosos do C0.x. Vários problemas de revisão de código foram abordados nesta rodada.
O foco nesses patches é para fazer uso do estado ocioso C0.2 e seria ativado por padrão para Sapphire Rapids e mais recente, enquanto poderia ser desativado por meio do parâmetro do módulo intel_idle.states_off=2 . De POLL a C0.2 notou-se uma queda de 13% na alimentação AC ou 18% no consumo de energia da CPU RAPL. Com os testes do Hackbench, o estado ocioso mais raso permitiu uma melhoria de 0,6 a 4%.
Esses patches estão muito atrasados para o kernel v6.5, mas talvez finalmente vejamos esse suporte chegar no final do ano com a v6.6. Aqueles que desejam esses patches de estado ocioso C0.x para Sapphire Rapids agora podem encontrá-los na lista de discussão do kernel .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário