FERRAMENTAS LINUX: O NVIDIA Signature Lock Broken está quebrado - o que causou dores de código aberto por anos

terça-feira, 22 de agosto de 2023

O NVIDIA Signature Lock Broken está quebrado - o que causou dores de código aberto por anos

As novas ferramentas (Windows) foram lançadas que quebram o NVIDIA BIOS Signature Lock, a funcionalidade de "segurança" em uso desde os dias da GeForce GTX 900 em torno do manuseio de firmware/BIOS assinado. Esse mecanismo de autenticação é o que, por sua vez, fez com que a série GeForce GTX 700 ainda fosse a melhor série suportada pelo driver Nouveau de código aberto, enquanto a série GTX 900 e posteriores foram prejudicadas por suas baixas velocidades de inicialização devido a PMU/re- restrições de relógio. Enquanto os desenvolvedores da Nouveau têm trabalhado na abordagem GPU System Processor (GSP) para GPUs RTX 20 "Turing" e mais recentes para contornar essa limitação como o caminho abençoado da NVIDIA, o NVIDIA BIOS Signature Lock agora foi quebrado pelos modders do Windows.

Há uma década, a NVIDIA realiza essas verificações de assinatura do BIOS como parte de sua maior segurança/autenticação em torno do vBIOS e do firmware do dispositivo. O raciocínio público da NVIDIA era impedir que indivíduos/empresas fraudulentas exibissem um vBIOS de uma placa gráfica de ponta em um produto de ponta para vendê-la a um preço premium, como se fosse o produto de ponta. Mas essas verificações, por sua vez, causaram muito sofrimento para a comunidade de drivers Nouveau de código aberto e também eliminaram a comunidade de modding vBIOS, popular entre os jogadores/entusiastas do Windows que desejam ajustar sua placa gráfica para obter um melhor desempenho.

Com o NVIDIA BIOS Signature Lock sendo quebrado, um utilitário do Windows foi lançado hoje que permite flashes cruzados de imagens do BIOS em placas gráficas, aumentando os limites de energia em GPUs pré-Turing e tendo mais controle sobre as tensões da placa gráfica, curva do ventilador e outros atributos.

Mais detalhes sobre este bloqueio NVIDIA sendo quebrado podem ser encontrados via TechPowerUP . As ferramentas do Windows são OMGVflash e NVflashk para oferecer suporte a modding vBIOS e flash cruzado com gerações mais recentes de GPUs.

Placas da série GTX 700

A série GeForce GTX 700 é a última geração de placas para funcionar bem com o driver de código aberto Nouveau e não depender de quaisquer blobs de firmware assinados extras para a inicialização.

Ainda não se sabe se esse bloqueio quebrado terá algum impacto significativo nos desenvolvedores do Nouveau, mas provavelmente não devido à área cinzenta legal e até agora não vi o código-fonte ou a documentação de como esse bloqueio foi derrotado. Além disso, os desenvolvedores do Nouveau que continuam trabalhando em seu driver DRM de kernel estão atualmente focados em obter o suporte NVIDIA GPU System Processor (GSP) para melhor lidar com a série RTX 20 e hardware mais recente. Mas com certeza seria bom se as coisas ainda fossem como a GeForce GTX 700 dias e anteriores que permitissem um melhor suporte de driver de código aberto sem ter que se preocupar com os requisitos de segurança/autenticação. De qualquer forma, este é apenas mais um exemplo de bloqueios artificiais de software eventualmente quebrados.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário