A janela de mesclagem do Linux 6.6 chegou ao fim, marcando o período em que novos recursos e melhorias são adicionados ao kernel.
O Kernel Linux 6.6-rc1 já está disponível enquanto os desenvolvedores do kernel e a comunidade de testes começam a estabilizar esta próxima grande versão do kernel Linux. Com o Linux 6.6, há muitas adições de recursos interessantes, mas também uma adição notável que, mais uma vez, não foi escolhida. Linus Torvalds escreveu no anúncio:
"Neste momento, todas as estatísticas do Kernel 6.6 parecem bastante normais - como sempre, a maior parte do patch são drivers (um pouco de tudo, mas redes e GPU são as duas maiores áreas), com atualizações de arco chegando em segundo lugar notável, e então temos ferramentas e documentação.
Obviamente, também há atualizações principais do kernel (atualizações do sistema de arquivos, redes, atualizações principais da VM, etc.), mas sim, todo o suporte de hardware - sejam drivers ou CPUs - tende a diminuir todas as mudanças principais no diffstat.
E como sempre, há muitas alterações individuais - ou até mesmo desenvolvedores - para listar na janela de mesclagem. Temos mais de 12 mil commits de mais de 1.700 desenvolvedores individuais e mais de 800 fusões para unir tudo. Tudo isso é bastante normal, este parece não ser um lançamento muito pequeno nem particularmente grande."
Entre os destaques do Linux 6.6 estão o lançamento do agendador EEVDF, mudanças na fila de trabalho para beneficiar CPUs de chiplet AMD, experimentação com DRM CI, KSMBD não é mais experimental, um driver de configurações de BIOS HP, uma porta Qt6 do make xconfig do kernel, novo hardware de som suporte, suporte para ruído do controlador Stadia, o driver Intel IVSC é adicionado, AMD Dynamic Boost Control, ReiserFS declarado obsoleto, melhor proteção contra comportamento desonesto pelo driver proprietário da NVIDIA e suporte Intel Shadow Stack é finalmente adicionado. Esses são os principais destaques. Aguarde meu artigo mais completo de visão geral dos recursos do Linux 6.6, que será publicado na segunda-feira.
Mas o que notavelmente não fez parte do Kernel Linux 6.6 foi o sistema de arquivos Bcachefs. Veremos se será tentado novamente no Krernel Linux 6.7, após algumas discussões no Linux-Net examinando quaisquer discussões adicionais no kernel.
A versão estável do Kernel Linux 6.6 será lançada no final de outubro ou início de novembro, dependendo de como o resto do ciclo se desenrolar em termos de bugs/regressões desagradáveis.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário