Em 2021, os engenheiros da Samsung lançaram o KSMBD como uma alternativa de servidor SMB3 no kernel para servidores Samba de espaço do usuário.
O KSMBD foi incorporado ao Kernel Linux 5.15 como um servidor SMB experimental e, após dois anos de correções e outras melhorias, abandonou sua marcação "experimental".
Agora, o servidor SMB3 no kernel KSMBD é formalmente declarado estável com o Linux 6.6, removendo a tag experimental. Steve French escreveu com a solicitação KSMBD para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6:
"Depois de dois anos, muitas correções e muitos testes, o ksmbd não é mais experimental."
Este servidor SMB3 no kernel tem como objetivo oferecer melhor desempenho e melhor manuseio de recursos modernos, como suporte RDMA para SMB Direct, aproveitando o código do espaço do kernel. Embora, por ser uma implementação do espaço do kernel, tenha enfrentado vulnerabilidades de segurança ao longo do tempo, em 2023, o KSMBD está em uma boa situação.
Aqueles que desejam saber mais sobre os recursos do KSMBD e outras informações relacionadas podem consultar a documentação do kernel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário