Embora o Multi-Threading Simultâneo (SMT) não seja tão comum em SoCs Arm quanto nas arquiteturas x86 e POWER, algumas implementações compatíveis com o SMT, como o HiSilicon Kupeng 930 para servidores Arm, estão surgindo.
A equipe de engenheiros da HiSilicon está atualmente trabalhando para estender os controles de tempo de execução SMT no Linux para funcionarem no ARM64 (AArch64).
Até o momento, o Linux no AArch64 não ofereceu suporte para os controles de tempo de execução SMT fornecidos pela estrutura de controle de CPU do kernel. Isso significa que não era possível alternar o SMT em tempo de execução, como é comum em processadores Intel/AMD, para desativar threads SMT quando necessário, seja por questões de segurança, otimização de desempenho de CPU individual ou economia de energia do sistema.
A HiSilicon está atualmente trabalhando para estender o código do kernel a fim de oferecer essa funcionalidade de desativação SMT em tempo de execução no ARM64. Isso resultará na colocação off-line de todos os threads secundários quando o SMT for desativado. A HiSilicon já realizou testes bem-sucedidos com seu patch ARM64 Linux em servidores ARM64 baseados em ACPI compatíveis com SMT, bem como em máquinas virtuais QEMU.
Para aqueles interessados em explorar os controles SMT em tempo de execução para plataformas ARM64, o patch do kernel correspondente está atualmente em revisão e pode ser encontrado para análise.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário