No que diz respeito aos Glibc HWCAPs (Hardware Capabilities) para permitir que a biblioteca C carregue bibliotecas otimizadas com base nos recursos da CPU em tempo de execução, o foco tem sido predominantemente na arquitetura x86_64, visando atingir níveis mais altos de otimização, como o suporte para AVX (Advanced Vector Extensions).
No entanto, a Loongson já contribuiu com o suporte inicial para os HWCAPs do LoongArch.
Agora, complementando o suporte existente para HWCAPs x86_64 no Glibc, foi implementada a infraestrutura para essas capacidades de hardware em processadores LoongArch. O suporte para HWCAPs LoongArch atualmente está concentrado na detecção das extensões ISA (Instruction Set Architecture) do processador LASX, LSX e UAL. LSX (Loongson SIMD eXtension) e LASX (Loongson Advanced SIMD eXtension) são extensões de vetor no LoongArch, semelhantes em conceito ao AVX. UAL é a extensão LoongArch projetada para lidar com acessos de memória não alinhados.
Com a inclusão deste código no Glibc, agora há suporte para HWCAPs no LoongArch, permitindo que a biblioteca C carregue bibliotecas otimizadas com base na presença dessas extensões ISA do processador LSX / LASX / UAL. Embora o suporte aos HWCAPs x86_64 ainda não seja amplamente utilizado, será interessante observar quanta aceitação haverá para o uso dos HWCAPs LoongArch. A adoção dependerá da aceitação e da popularidade dessa arquitetura específica e de suas extensões no ecossistema de desenvolvimento e na comunidade de usuários.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário