FERRAMENTAS LINUX: O Firmware AMD PMF foi adicionado ao Linux-Firmware.Git para o Smart PC Solution Builder

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O Firmware AMD PMF foi adicionado ao Linux-Firmware.Git para o Smart PC Solution Builder

 

Como mencionado no mês passado, os engenheiros da AMD Linux estão dedicados ao desenvolvimento do suporte do driver PMF Linux para um "Smart PC Solutions Builder"

O recurso AMD Smart PC Solutions Builder tem como objetivo proporcionar aos OEMs maior controle sobre as políticas de energia/desempenho do sistema. Parece que os sistemas que incorporam esse recurso já estão no mercado ou estão prestes a ser lançados, já que a AMD já disponibilizou o firmware PMF.

O Smart PC Solutions Builder ainda está em processo de desenvolvimento para ser integrado ao kernel Linux principal. Existe a possibilidade de vermos esse recurso no próximo ciclo do Kernel Linux 6.7. Para obter informações mais detalhadas sobre esse recurso Platform Management Framework (PMF), consulte o artigo anterior.

A novidade agora é que o firmware PMF do Smart PC Solution Builder foi adicionado ao linux-firmware.git na semana passada. Mesmo antes de obter esse recurso no kernel, o blob de firmware necessário já foi tornado público.

Este commit adiciona o firmware inicial:

"O driver AMD PMF carrega o PMF TA (aplicativo confiável) no TEE (ambiente de execução confiável) do AMD ASP (processador de segurança AMD).

O PMF Trusted Application é um firmware seguro colocado em /lib/firmware/amdtee e é carregado apenas quando o ambiente TEE é inicializado. Este firmware oferece suporte inicial ao Smart PC Solution Builder do PMF."

Com o firmware já presente no linux-firmware.git, é possível que alguns OEMs já estejam implementando o recurso Smart PC Solution Builder. A AMD geralmente não é muito proativa na divulgação antecipada de seus arquivos de firmware para hardware/recursos não lançados, então é possível que o Smart PC Solution Builder já esteja sendo usado ou será utilizado nesta geração de dispositivos. De qualquer forma, será interessante observar como esse recurso funciona em laptops e desktops, e quais ganhos de potência/desempenho/temperatura podem ser obtidos.





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário