FERRAMENTAS LINUX: O Mesa 23.3 permitirá um uso mais eficiente de anti-aliasing MSAA com as GPUs Radeon RDNA3

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O Mesa 23.3 permitirá um uso mais eficiente de anti-aliasing MSAA com as GPUs Radeon RDNA3

Incluindo-se à lista de recursos notáveis do Mesa 23.3 neste final de trimestre, temos a ativação da compactação de cores delta (DCC) para imagens anti-aliasing de múltiplas amostras (MSAA) em processadores gráficos AMD RDNA3 (GFX11).

Ativar o DCC para imagens MSAA no Mesa 23.3 com RADV é uma conquista significativa em eficiência para os processadores gráficos RDNA3 de última geração. Infelizmente, esse recurso estava ausente até agora para GFX11/RDNA3, resultando em desperdício de largura de banda de memória de vídeo e impacto no consumo de energia da GPU.

Agora, ao habilitar o DCC para imagens MSAA nas GPUs mais recentes, resolve-se um relatório de bug aberto há sete meses sobre consumo excessivo de energia e desempenho inferior para o Counter-Strike: Global Offensive ao utilizar o driver RADV Vulkan com uma placa gráfica Radeon RX 7900 XTX.

Série Radeon RX 7900

Essa solicitação de mesclagem de Samuel Pitoiset da Valve ativa o suporte DCC para imagens MSAA. Isso deve contribuir para a melhoria da eficiência da largura de banda da memória de vídeo e, em alguns jogos como Portal 2 com DXVK-Native, também deve aprimorar ainda mais o desempenho geral.

Essa otimização ocorre também poucos dias após o Mesa 23.3 ter restaurado o DCC com mipmaps para o GFX11.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário