Ontem, o protocolo xdg-toplevel-drag foi incorporado aos protocolos Wayland. Este protocolo, que tem sido objeto de discussão nos últimos nove meses, é projetado para lidar com aplicativos que requerem que uma janela seja movida simultaneamente a uma operação de arrastar.
David Redondo, o proponente desta adição ao protocolo Wayland, esclareceu suas intenções: “Este protocolo permite que os aplicativos peçam para mover uma janela ao mesmo tempo que uma operação de arrastar - efetivamente arrastando janelas. Com esses recursos, ações como desanexar uma guia de uma janela e reanexá-la, arrastar guias entre janelas ou janelas de ferramentas (des)encaixáveis podem ser implementadas. É baseado no protocolo de arrasto estendido proposto anteriormente, mas simplificado.”
Existem implementações do xdg-toplevel-drag para Qt, KWin e Chrome. Isso pode ser útil para arrastar guias do navegador entre janelas, entre outras aplicações. Faz três anos que o protocolo de arrasto estendido foi proposto para uso com o navegador Chromium (Chrome), enquanto o xdg-toplevel-drag é uma versão reduzida da proposta anterior. Atualmente, o KWin do KDE está testando uma variante prefixada Qt deste protocolo com o Qt 6.6.
Para mais informações sobre esta funcionalidade importante do Wayland, consulte esta solicitação de mesclagem.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário