O Fedora Linux já inclui um pacote chamado iotop-c, uma alternativa ao programa iotop padrão, que é usado para monitorar as métricas de E/S no Linux. Com a chegada do Fedora 40, há planos para que o iotop-c tome o lugar do iotop original.
O iotop tem sido uma ferramenta confiável de monitoramento de E/S para sistemas Linux por muitos anos. No entanto, sua última atualização foi há dez anos e desde então, tem visto poucos novos commits. Por outro lado, o iotop-c, que é escrito em C em vez de Python, tem sido mantido ativamente, é capaz de funcionar em sistemas embarcados menores e oferece várias melhorias em relação ao iotop original.
Os desenvolvedores do Fedora/Red Hat estão considerando a substituição do iotop pelo iotop-c. O pacote iotop-c será disponibilizado sob o nome “iotop” como o nome binário nos pacotes do Fedora. O iotop original será considerado obsoleto pelo Fedora.
Mais informações sobre esta mudança planejada para o Fedora Linux na versão Fedora 40 podem ser encontradas no Fedora Wiki. A mudança ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo), mas dada a condição atual do iotop-c e o suporte insuficiente do iotop, a mudança parece lógica.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário