Embora o buffer triplo dinâmico do GNOME tenha sido declarado como “pronto para ser mesclado” em dezembro, isso ainda não ocorreu. Com a data de congelamento de recursos do GNOME 46 marcada para 10 de fevereiro, ainda é incerto se este recurso de buffer triplo/duplo dinâmico, que vem sendo desenvolvido há muito tempo, estará pronto a tempo para este lançamento semestral.
De qualquer forma, na semana passada, uma nova otimização foi adicionada à fila para este código.
Daniel van Vugt, engenheiro de desktop do Ubuntu da Canonical, introduziu uma nova otimização para o recurso de buffer triplo dinâmico. Esta nova otimização tem como objetivo evitar latência excessiva na sessão X.Org e também beneficia algumas plataformas específicas, como o GNOME em computadores de placa única Raspberry Pi.
A otimização envolve a otimização da latência para plataformas que não suportam TIMESTAMP_QUERY. Até agora, isso poderia resultar no uso de buffer triplo quando não era necessário para plataformas sem suporte a TIMESTAMP_QUERY. Van Vugt observou neste novo patch: “Isso faz uma diferença perceptível na latência ao arrastar janelas no Xorg, mas também ajudará nas sessões do Wayland em plataformas sem TIMESTAMP_QUERY, como Raspberry Pi.”
Este patch de otimização agora faz parte da solicitação de mesclagem de três anos para adicionar o suporte dinâmico de buffer triplo ao Mutter. Veremos se este recurso será mesclado a tempo para o GNOME 46 antes de 10 de fevereiro ou se será adiado para outro ciclo e permanecerá atualizado para versões como o Ubuntu 24.04 LTS nesta primavera.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário