Na segunda-feira, os engenheiros da AMD compartilharam algumas novas séries de patches para ativar alguns blocos de IP (propriedade intelectual) atualizados em seu driver gráfico de kernel Linux AMDGPU de código aberto.
Este novo IP é, presumivelmente, parte do trabalho contínuo de habilitação de hardware para seus futuros gráficos RDNA4.
Como parte da estratégia de ativação de bloco por bloco da AMD para seu driver gráfico Linux de código aberto, que tem sido empregada nos últimos anos para listar o IP da GPU independentemente de cada motor/bloco, é mais difícil determinar a correlação entre uma versão específica do bloco IP e o produto antes do lançamento de produtos. No entanto, na segunda-feira, a AMD enviou patches para habilitar ATHUB 4.1, LSDMA 7.0, IH 7.0 e HDP 7.0.
Isso segue o recente trabalho dos engenheiros da AMD na habilitação do GFX1200 no LLVM para seu hardware gráfico GFX12 para RDNA4 e outro trabalho de habilitação em andamento que, dado o momento, é bastante seguro assumir que é para o RDNA4 como a próxima geração de gráficos Radeon.
O ATHUB 4.1 é necessário para recursos de gerenciamento de energia/clock-gating, LSDMA 7.0 é o IP mais recente para Light SDMA para uso geral System DMA (SDMA) na GPU, IH 7.0 para o Interrupt Handler na GPU e HDP 7.0 para o suporte ao Data Path do Host para a CPU acessando a memória do dispositivo GPU por meio do PCI BAR. Em relação às mudanças de código, a maior parte do trabalho vem dos arquivos de cabeçalho gerados automaticamente.
Os grandes saltos de versão para esses blocos IP provavelmente indicam que esses bits são para a próxima geração RDNA4, em oposição a iterações adicionais em RDNA3 ou similar.
Dado o momento dessas últimas séries de patches de driver de kernel AMDGPU, é provável que este novo suporte seja mesclado para a próxima janela de mesclagem do Linux 6.9, que por sua vez será lançada como estável em meados do ano civil.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário