FERRAMENTAS LINUX: A Microsoft confirmou que trará o Sudo para o Windows, ele também será de código aberto

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

A Microsoft confirmou que trará o Sudo para o Windows, ele também será de código aberto

 


Recentemente, surgiram relatos de que a Microsoft está incorporando o sudo ao Windows, conforme descoberto nas visualizações mais recentes do Windows 11 Insider. 

Essa suspeita foi brevemente confirmada pela própria Microsoft em uma postagem de blog que já foi removida, mas que mencionava que o recurso é de código aberto.

Assim como no Linux e em outras plataformas, o Sudo para Windows é usado para executar comandos com privilégios elevados diretamente de uma sessão de console não elevada. Nas compilações mais recentes do Windows 11 Insider Preview, o “Sudo para Windows” pode ser habilitado por meio das configurações do Windows, selecionando a opção “Ativar Sudo”. Alternativamente, a partir de uma sessão de console elevada, ele pode ser inicialmente habilitado usando o comando sudo config --enable.

Uma vez ativado, o sudo no Windows se comporta de maneira semelhante ao Linux e outras plataformas.

O anúncio do Sudo para Windows apareceu no feed RSS do blog Microsoft Command Line, mas desde então a postagem foi removida e retorna um erro 404. Parece que o anúncio oficial pode estar a caminho, já que não está mais acessível. A Microsoft afirma que continuará a aprimorar o Sudo para Windows nos próximos meses.

A postagem também observou que o Sudo para Windows será de código aberto, hospedado no repositório microsoft/sudo no GitHub. No entanto, no momento da escrita, o repositório ainda não está disponível.

É intrigante ver a Microsoft adotando o sudo no Windows, mas não é surpreendente, considerando o suporte nativo para recursos semelhantes ao Linux, como o SSH para Windows, compressão GZ e o Windows Subsystem for Linux (WSL), que têm sido incorporados ao Windows 11 ao longo do tempo.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário