Desenvolvimento Recente no Kernel Linux
Nos últimos meses, foram desenvolvidos patches que permitem a alteração do algoritmo de compactação usado pelas imagens de hibernação do kernel Linux. Esses patches preservam o conteúdo da memória do sistema e estão na fila para introdução no Kernel Linux 6.9.
Uso do LZ4
O uso do LZ4 produz tempos de restauração do sistema mais rápidos a partir da hibernação do que o atual algoritmo de compactação de fato usado do LZO.
Trabalho dos Engenheiros da Qualcomm
Os engenheiros da Qualcomm prosseguiram este trabalho para não associar as imagens de hibernação do sistema à API LZO, mas permitir o uso das APIs criptográficas genéricas do kernel para que o LZ4 possa ser usado opcionalmente.
Alteração do Formato de Compactação de Hibernação
O formato de compactação de hibernação pode ser alterado durante a inicialização, como com a opção “hib_compression=lz4”. Os engenheiros descobriram que o uso do LZ4 poderia gerar um tempo de restauração de cerca de 3,8 segundos com o LZ4, em comparação com cerca de 4,4 segundos com o LZ0.
Benchmarks de Imagem de Hibernação LZ4
Ao tentar ser agressivo em relação à economia de energia e tornar mais fácil habilitar o suporte à hibernação do sistema, esses patches simples fazem sentido.
Próximos Passos
O trabalho foi recentemente colocado na fila do ramo “linux-next” do subsistema de gerenciamento de energia Linux antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.9 em março. LZO está configurado para permanecer como o algoritmo de compactação padrão, a menos que seja substituído pela nova opção de tempo de construção CONFIG_HIBERNATION_COMP_LZ4.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário