Depois do lançamento do VK_KHR_video_decode_av1 no Vulkan 1.3.277 para decodificação de vídeo AV1 ontem, já foi feita uma solicitação de mesclagem no Mesa para incluir a extensão VK_KHR_video_decode_av1 no driver Radeon Vulkan “RADV”.
A rápida implementação da decodificação do Vulkan Video AV1 para RADV é notável, mas não surpreendente, pois esta extensão KHR é baseada na extensão anterior do fornecedor Mesa para decodificação AV1, que foi desenvolvida por David Airlie da Red Hat há um ano.
Airlie submeteu o rascunho da solicitação de mesclagem durante a noite, oferecendo suporte VK_KHR_video_decode_av1 para RADV. Este trabalho se baseia em sua implementação anterior de decodificação AV1, com Charlie Turner da Igalia contribuindo com várias correções e outros trabalhos para alinhar a implementação com a especificação Khronos recentemente finalizada.
A solicitação de mesclagem está atualmente em revisão e espera-se que seja aprovada em breve (idealmente com o Mesa 24.1), para disponibilizar a decodificação de vídeo AV1 padrão da indústria usando o Vulkan Video.
David Airlie comentou sobre o status e também mencionou separadamente que ele ainda mantém um branch de decodificação Vulkan Video AV1 com mudanças propostas para o driver Intel ANV. Este suporte de decodificação Intel Vulkan Video AV1 pode ser compilado atualmente, mas é “completamente não testado”, portanto, pode levar algum tempo até que o código esteja pronto para ser mesclado com o upstream do Mesa.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário