Kiper participou do FOSDEM 2024 em Bruxelas neste fim de semana, onde apresentou mais uma atualização sobre o GRUB. Em dezembro, o GRUB 2.12 foi lançado, dois anos e meio após o lançamento do GRUB 2.06. No entanto, com os planos revelados para o GRUB em 2024, a expectativa é que o sucessor do 2.12 seja lançado em novembro deste ano. Para retomar o ritmo anual de lançamentos do GRUB, a previsão é que o código seja congelado antes do próximo lançamento, por volta de outubro. Planos do GRUB
Entre os recursos atuais e futuros do GRUB, estão o suporte NX para plataformas EFI, suporte TrenchBoot para plataformas Intel e AMD, desbloqueio automático de disco usando módulos TPM2, upstreaming de mais patches, vários downstreams (como o Fedora, que carrega centenas de patches downstream), configuração contínua da infraestrutura de integração (CI), além de correções de bugs e melhorias na documentação.
Para aqueles interessados em saber mais sobre as atividades do bootloader GRUB em 2024, podem encontrar a apresentação de Daniel Kiper no site do FOSDEM.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário