Friedrich Vock, contratado da Valve e membro da equipe de desenvolvimento de drivers gráficos Linux de código aberto, incorporou mais uma otimização de rastreamento de raio RADV no driver AMD Vulkan de código aberto.
Esta melhoria será parte do lançamento do Mesa 24.1 no próximo trimestre.
A otimização de Vock está relacionada ao uso do registro vetorial de uso geral (VGPR) durante o rastreamento de raios, reduzindo para cerca de metade o uso do VGPR em comparação com o necessário anteriormente.
Vock detalhou na solicitação de mesclagem:
"Diminui a alocação de VGPR de 72 (absolutamente louco) para 32
Agora podemos alcançar a ocupação máxima teórica de 16 ondas por SIMD (efetivamente o dobro do que era antes). Agora temos um padrão estranho de armazenamento + recarga para calcular os limites da raiz do nó. No entanto, ele só é executado uma vez por despacho, então não deve afetar o desempenho (e carregar os limites do nó filho ou os limites da raiz do nó em estado ativo teria reduzido a ocupação).
Uma execução rápida de benchmark pareceu indicar algo como -0,5ms em Control no meu 6700XT."
É encorajador ver o fluxo quase constante de melhorias no driver gráfico Linux de código aberto da equipe da Valve, que beneficia não apenas o suporte para o Valve Steam Deck, mas também os gráficos AMD Radeon em geral. Menor uso de VGPR para RADV RT
Essa otimização já está disponível no Mesa Git .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário