Um dos recursos adicionados ao Kernel Linux 6.8 foi a ativação da opção do compilador -Wstringop-overflow, que emite avisos sobre possíveis estouros de buffer que o compilador pode identificar durante a compilação. No entanto, devido a problemas com o GCC, Linus Torvalds decidiu desativar essa opção no Kernel Linux 6.8.
Como mencionado em um artigo a opção “-Wstringop-overflow” estava sendo ativada por padrão para todas as novas compilações do kernel, exceto quando se usava o GCC 11, que tinha bugs conhecidos. No entanto, parece que o problema não se limita ao GCC 11.
Na quinta-feira, Linus lançou um novo patch e comentou que o problema não era exclusivo do gcc-11 e que ele também observou avisos com o gcc versão 13.2.1 no arm64, e o robô de teste do kernel relatou o mesmo problema no s390 com gcc 13.2.0.
Ele suspeita que o problema possa estar relacionado ao novo driver Xe drm, mas isso ainda está sendo investigado. Por enquanto, a opção foi desativada para todas as versões do gcc até que a causa exata seja descoberta.
Torvalds, que tem usado um MacBook Air com Apple Silicon para testar compilações de kernel, parece estar encontrando problemas de compilação com esta opção de compilador em arquiteturas não-x86_64.
Ainda não se sabe se essa situação será resolvida a tempo para o lançamento estável do Kernel Linux 6.8 em março, ou se o comportamento “-Wstringop-overflow” é mais problemático para arquiteturas não-x86_64 e pode não haver uma solução rápida.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário