Com a chegada do Mesa 24.1 no próximo trimestre, o suporte ao driver do kernel Intel Xe será ativado por padrão.
Durante a revisão upstream do driver Intel Xe para o kernel Linux e em seus estágios iniciais de introdução, o suporte do driver gráfico Mesa para interagir com o driver do kernel Xe foi condicionado pela opção de compilação “intel-xe-kmd” do Mesa. Sem essa opção de compilação ao compilar o Mesa, o uso do driver Intel Xe através das opções “force_probe” do i915/xe resultaria na ausência de suporte para OpenGL ou Vulkan. No entanto, a Intel agora está pronta para remover essa opção, o que significa que o suporte ao driver do kernel Intel Xe para o Mesa estará pronto para uso.
Isso não altera o fato de que o driver Intel Xe é opcional para hardware gráfico Intel compatível (Tiger Lake e mais recente), mas apenas indica que se/quando você mudar para o driver de kernel Xe, o Mesa 24.1+ funcionará perfeitamente, sem a necessidade de reconstruir o Mesa ou realizar quaisquer etapas adicionais.
A fusão com o Mesa 24.1 na terça-feira concluiu o suporte ao driver Xe KMD e o ativou imediatamente.
A etapa final para liberar o suporte foi a chegada do lançamento estável do Linux 6.8, sem a necessidade de alterações de última hora na API do espaço do usuário ou outros problemas que surgiram durante a fase do kernel Linux 6.8-rc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário