FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan 1.3.280 foi lançado com a extensão de validação do NVIDIA Ray-Tracing

sexta-feira, 8 de março de 2024

O Vulkan 1.3.280 foi lançado com a extensão de validação do NVIDIA Ray-Tracing

 

Vulkan 1.3.280: Uma Atualização de Especificações com Novas Extensões para Ray-Tracing

Hoje marca o lançamento do Vulkan 1.3.280, a mais recente atualização de especificações para esta API gráfica, de computação e de vídeo de alto desempenho. Esta versão traz consigo não apenas as habituais correções e esclarecimentos de especificações, mas também uma nova extensão: VK_NV_ray_tracing_validation.

A VK_NV_ray_tracing_validation é uma extensão fornecida pela NVIDIA, projetada para implementar a validação de rastreamento de raio no nível do driver. 

Embora a página de extensão ofereça poucas informações sobre esta nova extensão de validação de rastreamento de raio, uma postagem no blog da NVIDIA publicada no final de fevereiro fornece mais detalhes. 

Esta postagem foca no suporte Direct3D 12 DXR com NVAPI para validação de ray-tracing.

A validação de ray-tracing no nível do driver tem como objetivo ajudar a identificar gargalos de desempenho, analisar problemas difíceis de depurar e prevenir falhas. No D3D12 DXR, a ativação da validação de rastreamento de raio pode resultar em um custo indireto de desempenho de 3 a 40%.

As novas versões do driver 550.40.55 para Linux e 551.81 para Windows, disponíveis na página do desenvolvedor da NVIDIA, implementam a extensão VK_NV_ray_tracing_validation. Para ativar o comportamento de validação de ray-tracing com o driver NVIDIA Vulkan, é necessário configurar a variável de ambiente NV_ALLOW_RAYTRACING_VALIDATION=1.






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário