FERRAMENTAS LINUX: Godot Engine Acelera o Desempenho com Otimizações Vulkan

sábado, 20 de abril de 2024

Godot Engine Acelera o Desempenho com Otimizações Vulkan

 


A Godot Engine tem colaborado intensamente com o Google e o The Forge nos últimos meses para aprimorar o desempenho do seu back-end Vulkan. 

Embora o foco inicial tenha sido aprimorar o desempenho do Vulkan da Godot para dispositivos móveis Android, este trabalho acabará beneficiando todos os usuários e plataformas Vulkan.

Desde novembro, a Godot tem se empenhado em melhorar seu suporte ao Vulkan. Entre as melhorias realizadas estão a utilização de buffers UMA (unified memory architecture) sempre que possível, a substituição de grandes constantes de push por buffers dinâmicos uniformes, a otimização de conjuntos de descritores e o envio em lote de conjuntos de descritores, além da otimização de operações de swapchain. Além disso, foram realizados alguns trabalhos específicos para Android, como o suporte à API térmica do Android e ao ritmo de quadros Swappy com o Google AGDK.

Nos testes realizados em dispositivos móveis, o código otimizado mostrou uma redução de 10~20% no tempo de quadro da GPU.

Atualmente, o trabalho está sendo mantido em uma ramificação de código separada e há uma grande solicitação pull com as otimizações realizadas nos últimos meses. A limpeza do código para mainlining e a verificação de possíveis regressões podem levar alguns meses, portanto, é provável que esse trabalho seja incorporado nas versões Godot 4.3 e Godot 4.4.

Para mais detalhes sobre este trabalho colaborativo da Vulkan com o Google e a The Forge, visite o blog da Godot Engine.





Fonte 

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário