FERRAMENTAS LINUX: Impulsionando o Desempenho do Python no Fedora 41 com a Otimização -O3

sábado, 13 de abril de 2024

Impulsionando o Desempenho do Python no Fedora 41 com a Otimização -O3

 


Uma proposta inovadora foi apresentada para melhorar o desempenho do Python no Fedora 41. 

A ideia é construir o interpretador CPython e a biblioteca padrão Python usando o sinalizador de otimização do compilador “-O3”, em vez do nível de otimização “-O2” padrão do Fedora.

A proposta foi apresentada pelo engenheiro da Red Hat, Miro Hrončok, e visa compilar o pacote Python do Fedora 41 usando -O3. 

Esta abordagem está alinhada com as compilações de lançamento upstream do Python, que usam -O3, enquanto o Fedora adota -O2 como padrão.

A mudança para -O3 resultou em um aumento significativo no desempenho do pacote Python do Fedora. Foi descoberto que ele oferece 1,04x o desempenho geral e, em alguns micro-benchmarks específicos, chegou a 1,08~1,16x o desempenho de -O2.

A única desvantagem potencial é um possível aumento no tamanho do pacote Python. No entanto, o aumento do espaço em disco usando o nível de otimização -O3 deve ser inferior a 2%.

Em suma, essa é uma mudança estratégica para melhorar o desempenho do Python no Fedora. A proposta de mudança F41 ainda precisa ser aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas os interessados podem encontrar mais detalhes sobre os planos atuais no Fedora Wiki.

Descubra como o Fedora 41 está impulsionando o desempenho do Python com a otimização -O3. A revolução do desempenho do Python começa aqui!







Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário