Os desenvolvedores da Valve, trabalhando na pilha gráfica Linux, começaram a preparar o driver RADV Vulkan e o back-end do compilador ACO para o próximo IP gráfico “GFX12” para a próxima geração RDNA4.
A pilha de gráficos AMD Linux de código aberto tem estado em constante atividade nos últimos meses com os preparativos para o GFX12, o próximo IP gráfico que sucede ao GFX11 usado pelo hardware da classe RDNA3. Recentemente, o GFX12 foi incorporado ao driver RadeonSI, ampliando o suporte ao driver AMD OpenGL no desktop Linux.
Com o driver Mesa RADV mantendo sua posição como o driver AMD Vulkan não oficial, em comparação com o driver AMDVLK Linux de código aberto oficial, os engenheiros da Valve assumiram a responsabilidade de suportar o driver RADV, como fizeram nas gerações anteriores.
Nesta semana, foi lançado o suporte ao assembler GFX12 no back-end do compilador ACO por Rhys Perry. Perry também abriu outra solicitação de mesclagem para adicionar contadores de espera GFX12 no ACO.
Samuel Pitoiset, um conhecido desenvolvedor RADV da Valve, abriu uma solicitação de mesclagem com pequenas alterações preliminares para simplificar a adição do suporte GFX12.
Ainda estamos aguardando a chegada do suporte real, mas a este ritmo, parece possível que o suporte RDNA4 / GFX12 esteja pronto para ser introduzido no lançamento do Mesa 24.2 no próximo trimestre. A expectativa é que a AMD introduza placas gráficas RDNA4 ainda em 2024. No lado do kernel, os novos blocos IP da AMD continuam a ser habilitados nos drivers AMDGPU e AMDKFD.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário