FERRAMENTAS LINUX: Google Avança com o Suporte ao Fuchsia OS no Driver Mesa 3D

domingo, 9 de junho de 2024

Google Avança com o Suporte ao Fuchsia OS no Driver Mesa 3D

 

Após um período de silêncio sobre o Fuchsia OS e demissões significativas na equipe, a Google surpreende ao começar a incorporar o suporte ao Fuchsia OS no driver gráfico Mesa 3D.

Os engenheiros da Google iniciaram a implementação de um "suporte simples" no Mesa para compilar partes básicas do Mesa no Fuchsia OS com seu kernel Zircon. Esse "suporte bastante padrão" até agora envolve o código utilitário do Mesa. 

O código foi escrito pelo engenheiro C Stout, com Gurchetan Singh, também da Google, encarregado de integrar esse código ao projeto principal do Mesa.





Embora isso possa abrir caminho para os drivers OpenGL e Vulkan de código aberto serem utilizados no Fuchsia OS, ainda depende do suporte necessário do driver de kernel e do código relacionado compatível. Inicialmente, o que a Google está utilizando no Mesa para o Fuchsia OS parece estar relacionado à implementação Vulkan baseada em software/CPU do Lavapipe e ao gfxstream-vk, que é o Kit de Streaming Gráfico para serializar e encaminhar as chamadas de API gráficas.





Esse suporte inicial e bastante simples ao Fuchsia OS foi implementado através de um pedido de merge no Mesa. Através desse pedido de merge, vemos o código draft para o gfxstream que, embora ainda não tenha sido incorporado oficialmente, representa um passo significativo na direção certa.




Com este avanço, a Google demonstra seu compromisso com o desenvolvimento do Fuchsia OS. Embora ainda haja desafios a serem superados, como a compatibilidade do driver de kernel e outros códigos necessários, a comunidade pode esperar mais atualizações e melhorias. O futuro do Fuchsia OS no ecossistema gráfico parece promissor, e continuaremos a observar de perto os próximos passos dessa jornada.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário