FERRAMENTAS LINUX: Sistema Operacional Linux apoiado pelo Governo Cubano

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Sistema Operacional Linux apoiado pelo Governo Cubano

Nova OS : Sistema Operacional apoiado por CUBA


A notícia da existência de um Sistema Operacional baseado no Kernel Linux e que foi desenvolvido por estudantes  da Universidade de Ciência da Computação em Havana chamou a atenção da comunidade GNU/Linux.




O nome do seu S.O é Nova OS e a sua última versão é a 4.0 que foi lançada em 22 de Março de 2013, O Nova OS é baseado no Ubuntu 12.04 LTS e usa o GNOME 3 como ambiente gráfico, isso quer dizer que o Nova OS não usa o Unity do Ubuntu proporcionando com isso um layout para os usuários tradicional que é composto por dois painéis e usa o Gnome-shell, com um visual customizado.

O Nova OS 4.0 é vem em 3 versões que são: “Escritorio”, “Ligero” e “Servidor”.  A edição Escritório, (Desktop CD ) é a principal e entrega aos usuários um desktop para uso doméstico ou empresarial, completamente baseado no Gnome.

A edição Ligero oferece uma interface mais levas para as máquinas menos robustas, computadores antigos ou com hardware ultrapassado .
A edição Servidor é voltadas para a hospedagem de  servidores.



A Wikipédia fala que o projeto foi criado com um único objetivo de substituir todos os computadores com Windows de Cuba.

   Hector Rodriguez, diretor da UCI. disse :  “O movimento do software livre é parecido com a ideologia do povo cubano, acima de tudo, pela independência e soberania”.

A atual aversão do Nova OS é a 4.0 e vem com muitas aplicações conhecidas no mundo do Software Livre tais como : LibreOffice, Mozilla Thunderbird, Samba, Nautilus e Wine.

O Nova OS é distribuído no site oficial no formato de imagem Live CD com pacotes otimizados para a arquitetura  32 bits (i386). Não existe ainda uma versão de 64 bits, mas isso poderá acontecer na próxima versão o Nova OS 5.0.

Até a próxima!

Fonte  

Nenhum comentário:

Postar um comentário