FERRAMENTAS LINUX: O Driver AMDGPU DRM-Next Escolhe Suporte Para Vega 20 "A1" Stepping

domingo, 11 de novembro de 2018

O Driver AMDGPU DRM-Next Escolhe Suporte Para Vega 20 "A1" Stepping



Confira !!



Entre os trabalhos enfileirados na ramificação AMDGPU DRM-Next, o que, por sua vez, aparecerá com o próximo ciclo do kernel (Linux 4.21) é o suporte para Vega 20 A1 ASICs.

O ciclo atual do Linux 4.20 parece ter um bom suporte para as GPUs Vega 20 pelo menos do nosso rastreamento sem ter acesso às GPUs por enquanto, mas parece que as placas gráficas de produção estarão em uma nova etapa "A1" em vez de A0 foi usado para a criação desta primeira GPU Vega de 7nm.

Pelo menos por enquanto, os Vega 20 A1 ASICs requerem firmware PSP diferente do passo A0 e isso requer uma nova verificação no driver do kernel AMDGPU DRM para determinar qual firmware carregar. PSP neste contexto é o Processador de Segurança da Plataforma, que é controverso entre os fãs de código aberto.

Parece que a etapa A1 é o que chegará aos mercados no início do próximo ano, com o nome do arquivo de firmware A0 sendo renomeado para "_old", mas também já nos surpreendemos com o comportamento estranho dos fornecedores de hardware. O Linux 4.21 sairá por volta de março de 2019, talvez na mesma época em que as GPUs Radeon Instinct MI50 / MI60 começarem a ser lançadas, ou existe a possibilidade de que eles tenham um firmware PSP unificado para acomodar GPUs A0 e A1 e tornar esse patch do kernel redundante . Ou, para evitar o requisito de colisão do kernel, também deve ser possível sobrescrever o antigo firmware Vega 20 PSP com a nova imagem A1, já que parece não haver necessidade de outras alterações de driver.

O remendo não revela quaisquer outros detalhes sobre as mudanças entre o hardware A0 e A1 ... Presumivelmente, não é muito como enquanto requer novo firmware PSP, não há outras alterações de driver necessárias pelo menos na forma atual do código AMDGPU.

Foi no evento AMD Next Horizon desta semana que eles anunciaram oficialmente o Vega 20 como aceleradores high-end Radeon Instinct MI50 / MI60 para HPC e cargas de trabalho de aprendizado profundo.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário