FERRAMENTAS LINUX: O Nouveau chega com o suporte ao NVIDIA Turing de fonte aberta de código aberto - mas não há aceleração de GPU

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Nouveau chega com o suporte ao NVIDIA Turing de fonte aberta de código aberto - mas não há aceleração de GPU





Confira !!



Mesmo a tempo para o próximo kernel Linux 4.21 , os desenvolvedores trabalhando no suporte de código aberto e engenharia reversa para as GPUs "Turing" NVIDIA GeForce RTX publicaram seu código preliminar. Mas antes de ficar muito animado, ainda não há aceleração de hardware da GPU funcionando. 

Ben Skeggs, da Red Hat, liderou este trabalho de capacitação. Ele tem o suporte inicial trabalhando agora para os chipsets TU104 e TU106, mas ainda não TU102 devido ao acesso ao hardware. O TU106 é a série RTX 2060/2070, enquanto o TU104 é o GeForce RTX 2080 e o TU102 é o RTX 2080 Ti e o TITAN RTX. No dia do lançamento, a equipe da comunidade Nouveau iniciou seu trabalho de engenharia reversa do Turing. A NVIDIA não suporta nem atrapalha o trabalho do driver Nouveau, embora atualmente faça amostragem de hardware para os desenvolvedores e, ocasionalmente, seja capaz de responder a perguntas técnicas para eles. 

Com esse suporte de primeiro corte, há configuração de modo de kernel, suspensão / retomada e outro suporte básico, mas sem aceleração de hardware. O suporte Turing acelerado é novamente dependente da liberação de imagens de firmware assinadas pela NVIDIA necessárias para inicializar corretamente o hardware. Esse tem sido o caso desde a série GTX 900 Maxwell e mais recente, infelizmente. Além disso, quando as imagens do firmware caírem, provavelmente não haverá o suporte da Nouveau para o re-clocking para entregar um bom desempenho ... Para a atual situação do Nouveau, veja a NVIDIA de código aberto "Nouveau" de ontem.

Mas para encurtar a história, pelo menos o driver Nouveau permitirá iluminar as placas NVIDIA RTX Turing com o próximo kernel Linux 4.21. Isso é bom o suficiente até instalar o driver proprietário da NVIDIA para obter total funcionalidade e desempenho dessas novas (e caras) placas gráficas

Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário