Confira !!
O último lote de correções de driver de gráficos AMDGPU foi enviado na terça-feira para o kernel Linux 5.0 , incluindo uma correção para o suporte a FreeSync / VRR que foi mesclado no início deste ciclo.
As correções do AMDGPU para Linux 5.0 são na maioria pequenas e mundanas correções, já que deveriam estar neste estágio do ciclo do kernel com o Linux 5.0-rc6 saindo no domingo. Mas uma mudança chamando nossa atenção é uma correção para perder propriedades do FreeSync no eDP.
Acontece que anexar as propriedades VRR (Variable Rate Refresh, ou FreeSync / Adaptive-Sync) para conectores DisplayPort (eDP) foi erroneamente perdido no código. O FreeSync é suportado em laptops selecionados com telas eDP, mas não é tão comum quanto as massas de monitores FreeSync (e agora Adaptive-Sync) disponíveis para desktops.
Agora que a verificação do conector VRR está lá para o eDP, as propriedades devem aparecer lá. Infelizmente eu não tenho nenhum laptop compatível com o FreeSync para confirmar, mas se você tiver experiência aqui e rodar o Linux, não deixe de entrar em contato através dos fóruns.
As poucas outras correções do AMDGPU para o Linux 5.0 podem ser encontradas através desta solicitação de envio .
Além de precisar do kernel Linux 5.0, o Mesa 19.0 e o mais recente código xf86-video-amdgpu também são necessários como parte da muito esperada pilha FreeSync de código aberto para esta tecnologia de sincronização adaptativa que visa eliminar / reduzir o tearing nos jogos e gagueira. Esses componentes devem entrar no Ubuntu 19.04, no Fedora 30 e em outros lançamentos de distribuição que serão lançados na primavera / verão.
Desde a semana passada,A NVIDIA também trouxe o suporte "FreeSync" / G-Sync Compatible para o Linux .
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário