quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019
O Zink está se adiantando em 2019 como o OpenGL-Over-Vulkan baseado em tabelas
Confira !!
Lembre-se de Zink, esse projeto começou há alguns meses para implementar o OpenGL sobre Vulkan usando o Mesa / Gallium3D ? Embora não tenha havido muito a relatar recentemente, esse projeto paralelo do desenvolvedor do Collabora, Erik Faye-Lund, continua a progredir e atualmente permite que o OpenGL 3.0 seja implementado e executado pelos drivers Intel e Radeon Vulkan.
O Zink começou com o OpenGL 2.1 básico e desde então avançou para o OpenGL 3.0, enquanto muito mais trabalho de implementação está à frente antes que ele pudesse alcançar as extensões do OpenGL 4.x. O desempenho também continuou melhorando, mas mais pode ser feito na frente de otimização também.
Erik Faye-Lund apresentou no evento FOSDEM do último fim de semana em Bruxelas para cobrir o estado atual de Zink, que ainda não foi incorporado à Mesa. Entre os destaques de sua apresentação incluem:
- O foco da Zink continua sendo a tradução das chamadas API do Gallium do rastreador de estado OpenGL para o Vulkan, em oposição ao mapeamento direto do OpenGL para o Vulkan.
- O suporte OpenGL 3.0 funciona nos drivers Radeon RADV e Intel ANV Vulkan, mas não foi testado em nenhum outro driver Vulkan.
- David Airlie da Red Hat, mantenedor do subsistema DRM e mantenedor do Virgl, também começou a contribuir muito para este projeto.
- Agora, "muitos jogos e demos com desempenho utilizável" são capazes de rodar.
- Antes de a Zink ser mesclada / incorporada ao Mesa, algumas reengenharia estão acontecendo atualmente para resolver alguns erros iniciais de projeto. Houve dificuldades com o Zink devido ao uso da representação intermediária do NIR, entre outras falhas iniciais que estão sendo abordadas atualmente.
- Entre os outros desafios para o Zink está o Vulkan não ter a funcionalidade 1: 1 entre o OpenGL e o Vulkan. Tais como variações em torno do modo de polígono da API de gráficos, cores de borda de textura e tamanho de ponto.
- Uma vez que o Zink é enviado para o Mesa, o trabalho em versões posteriores do OpenGL será resolvido.
- Ver suporte para o driver NVIDIA será um problema para a integração do sistema de janelas. Um caminho de código depende do rasterizador de software do Mesa enquanto o outro está usando descritores de arquivo para compartilhar a memória e que requer suporte a DRI, que a NVIDIA não suporta.
- Enquanto a Virgl vem reunindo seu suporte OpenGL para expor VMs convidadas usando o VirtIO-GPU, existe um interesse potencial na frente do Virgl por usar o Zink devido a uma melhor segurança e possíveis otimizações.
Mais detalhes sobre o estado atual do Zink para o OpenGL do Gallium3D sobre o Vulkan através deste slide de PDF .
Fonte
Até a próximam !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Mesa,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário