quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
Com pouco mais de um ano, o LinuxBoot continua fazendo incursões no Facebook e em outros lugares
Confira !!
Foi apenas no final de janeiro do ano passado, quando a Linux Foundation anunciou o LinuxBoot para substituir alguns firmwares com o kernel do Linux como mais um passo para liberar firmware tradicionalmente proprietário, principalmente em hardware de servidor. O LinuxBoot continua avançando pelo menos em hardware de classe de servidor e mostra muito potencial para 2019.
Andrea Barberio e David Hendricks do Facebook apresentaram na FOSDEM 2019 na semana passada os esforços em torno do LinuxBoot, assim como o U-Root e o Coreboot para liberar o hardware para os níveis mais baixos. LinuxBoot continua a ser desenvolvido pelo Facebook, assim como o Google e outras organizações queriam um processo de inicialização de hardware aberto e confiável.
A maioria das placas-mãe suportadas pelo LinuxBoot neste estágio são vários nós Open Compute, mas há também as placas Dell R630 e Intel S2600WF que podem lidar com essa implementação Linux-on-firmware. O LinuxBoot continua a trabalhar com o UEFI, bem como com uma carga útil do Coreboot.
Aqueles que ainda não exploraram o LinuxBoot podem ver o código mais recente no GitHub enquanto o site do projeto é LinuxBoot.org . Para aqueles curiosos sobre o uso de firmware de código aberto pelo Facebook, a apresentação do FOSDEM 2019 pode ser vista aqui (WebM).
Falando em firmware de código aberto, esperamos que em breve possamos ouvir algo mais sobre a Intel potencialmente abrir o código-fonte do FSP sob a liderança de Raja Koduri.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário