FERRAMENTAS LINUX: O novo código SMU da AMDGPU obtém mais adições antes do Navi

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O novo código SMU da AMDGPU obtém mais adições antes do Navi



Confira !!



Em janeiro, foi a surpresa dos desenvolvedores da AMD publicar um monte de novos códigos para suportar um novo bloco SMU de "futuras GPUs" . Esse código SMU continua a ser refinado e outra série de patches enviada ontem preenche mais funcionalidades, exportando mais informações e controles da unidade de gerenciamento do sistema para o espaço do usuário do Linux.

A queda de código em janeiro foi de 138 patches para conectar o código inicial a este novo bloco SMU que substituirá o código atual do PowerPlay por GPUs futuras. Com o Vega 20 e o recentemente lançado Radeon VII, este é o último ponto em que a AMD está mantendo o suporte do PowerPlay por padrão, mas pode opcionalmente usar esse novo caminho de código se inicializado com amdgpu.dpm = 1 . Este trabalho "swSMU" parece ser os primeiros passos em torno das alterações da Navi.

Embora não sejam tão significantes quanto o código de janeiro, estas últimas atualizações para o código do driver swSMU para exportar mais informações / controles via sysfs e hwmon. Além disso, a funcionalidade suspender / retomar está conectada. Este trabalho inclui limites mínimos / máximos de velocidade do ventilador para hwmon e leitura da velocidade atual do ventilador, suporte de limitação de energia para SMU11, leitura percentual de velocidade do ventilador, interface de velocidade de destino do ventilador, interfaces sysfs para os diferentes relógios, capacidade de anular a velocidade do PCI Express e largura de link e outro trabalho. O driver AMDGPU já suportou essas partes da funcionalidade das GPUs Radeon existentes com seus outros caminhos de código do PowerPlay.

Estas correções sob revisão podem ser encontradas em amd-gfx. É tarde demais para ver esse novo trabalho no próximo ciclo do Linux 5.1, mas é provável que o material seja lançado com o kernel Linux 5.2 no final do ano. Esperamos ver mais do Radeon Navi de código aberto nas próximas semanas para garantir que o suporte principal ao Linux possa ser eliminado antes que essas GPUs de próxima geração sejam lançadas no final do ano.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário