FERRAMENTAS LINUX: O driver RADV Vulkan chega com o FreeSync / Adaptive-Sync Para Mesa 19.1

quarta-feira, 24 de abril de 2019

O driver RADV Vulkan chega com o FreeSync / Adaptive-Sync Para Mesa 19.1




Confira !!



Enquanto no lado do kernel houve suporte a FreeSync com o driver AMDGPU DRM desde o Linux 5.0 e para o driver OpenGL com RadeonSI houve essa funcionalidade no Mesa 19.0 quando emparelhado com um kernel suportado, o driver Mesa Radeon Vulkan perdeu esta ação até agora. Mas pousar bem a tempo para o congelamento de recursos do Mesa 19.1 é agora a ativação do FreeSync / Adaptive-Sync para RADV.

O patch de ativação do FreeSync para o RADV é bem pequeno, com o driver do kernel AMDGPU fazendo o trabalho pesado. O problema tem sido no RADV a falta um sistema de configuração para habilitar seletivamente essa tecnologia de atualização de taxa variável ao executar jogos suportados ou uma lista negra para garantir que ela não seja ativada para os compositores / navegadores da Web / players de mídia e outros aplicativos sem suporte. É certo que não há muitos aplicativos Vulkan ou outros programas que não sejam jogos, mas com o GTK4 ostentando um renderizador Vulkan e a possibilidade de compostos que usam Vulkan, é um problema real.

Felizmente, porém, a RADV começou a trabalhar na integração da DriConf para aproveitar a infraestrutura de gerenciamento de configuração existente usada pelo RadeonSI e por outros drivers do Mesa OpenGL.

Esse suporte ao sistema de configuração para o RADV foi mesclado hoje e abriu o caminho para ativar a opção adaptive_sync DriConf e ativá-lo por padrão após adicionar as poucas dezenas de linhas de código necessárias para colocar o recurso no lugar.

Se você estiver vivendo sob uma rocha nos últimos anos, o FreeSync (ou também o Adaptive-Sync da VESA) tem como objetivo reduzir o rasgo e a gagueira principalmente para jogos com esta tecnologia de sincronização adaptativa. Desde o início deste ano, o driver Linux da NVIDIA também tem suportado esta tecnologia sob o rótulo "G-SYNC Compatible" para complementar seus displays G-SYNC de gama alta.

O congelamento de recursos do Mesa 19.1 começa na próxima semana, enquanto o primeiro lançamento (19.1.0) é esperado por volta do final de maio.

Fonte

Até a  próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário