FERRAMENTAS LINUX: Aparar o systemd reduziu pela metade o tempo de inicialização em uma placa PocketBeagle ARM Linux

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Aparar o systemd reduziu pela metade o tempo de inicialização em uma placa PocketBeagle ARM Linux



Confira !!



Acontecendo esta semana em Lyon, na França, estão os eventos Embedded Linux Conference Europe e Open-Source Summit Europe. O desenvolvedor Chris Simmonds falou hoje sobre otimizações do systemd e do tempo de inicialização.

Além de abordar os conceitos básicos do systemd com os quais todos os leitores do Phoronix devem estar bem familiarizados, grande parte de sua conversa foi sobre a redução do tempo de inicialização com o systemd. Para referência, ele falou sobre suas otimizações usando uma placa PocketBeagle ARM executando o Debian Stretch.

O Debian nesta placa ARM de baixa potência levou 66 segundos para inicializar, com cerca de 18 segundos para o kernel e mais de 47 segundos para os bits de espaço do usuário. Com algumas afinações básicas, ele conseguiu cortar isso pela metade a cerca de 30 segundos.

Entre as otimizações de inicialização realizadas, foram aparados os serviços desnecessários, diminuindo o sistema em outras áreas, removendo o serviço ttyGS0 e eliminando outros recursos desnecessários para obter um tempo de inicialização de 29 segundos. Aqueles que desejam aprender mais podem fazê-lo através do deck de slides em PDF de Chris.

Embora seja uma melhoria, um tempo de inicialização de meio minuto ainda não é tão impressionante quanto a Intel está alcançando um tempo de inicialização de 300ms com o Clear Linux para seus casos de uso rigorosos, como o Clear Linux sendo usado em carros onde há requisitos estritos de tempo de inicialização.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário