FERRAMENTAS LINUX: A Intel envia os últimos bits para o driver DRM do Kernel Linux 5.5 - inclui mais TGL / Gen12, bit discreto

sábado, 2 de novembro de 2019

A Intel envia os últimos bits para o driver DRM do Kernel Linux 5.5 - inclui mais TGL / Gen12, bit discreto




Confira !!



A equipe de código aberto da Intel enviou as últimas atualizações de recursos ao driver gráfico "i915" do Direct Rendering Manager para preparação no DRM-Next, antes do próximo ciclo do kernel Linux 5.5 .

Nas semanas anteriores, eles criaram muitos códigos gráficos Tiger Lake / Gen12 como o tema dominante do kernel Linux 5.5. Também houve o suporte ao Jasper Lake , a preparação para multi-GPU Xe e outras limpezas de código de rotina e aprimoramentos de driver. Hoje de manhã é o último trabalho de recursos direcionado ao Linux 5.5.

A solicitação de recebimento de ontem traz uma nova API de espaço do usuário para a limpeza de cargas de trabalho gráficas de execução demorada após o término do processo. Basicamente ao executarCtrl + C em um processo de computação, a API do espaço do usuário pode indicar ao driver gráfico para garantir que o estado do hardware seja limpo, entre outros casos de uso relacionados.

Também há suporte a buffer de quadro half-float e outras preparações para gráficos discretos Xe, mas a maior parte dos patches ainda está em torno da ativação geral do Tiger Lake / Gen12.

O trabalho do Tiger Lake / Gen12 na remoção ontem inclui o suporte a perf, manipulação de firmware HuC e outros recursos que estão sendo conectados para essas CPUs de última geração que se espera serem lançadas no H2'2020.

No que diz respeito aos preparativos em andamento para as placas gráficas discretas "Xe" da Intel, lançadas inicialmente em 2020, o código do driver agora é "is_dgfx" para indicar partes que são gráficos discretos, por enquanto, pelo menos agora, se enquadram no mesmo "Gen" manipulação, para que haja esse novo bit para indicar se gráficos discretos ou integrados. Como parte disso, agora também é GEN12_DGFX_FEATURES para indicar os recursos específicos discretos de Gen12 em futuras atualizações do kernel.

Os mais novos patches para o Kernel Linux 5.5 estão em drm-intel-next . O ciclo do Kernel  Linux 5.5 começará no final deste mês, mas a próxima versão do kernel não será mais estável até que estejamos no novo ano.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário