FERRAMENTAS LINUX: O Driver Intel P-State está mudando para o padrão "Governutil" do governador com o Kernel Linux 5.7

terça-feira, 7 de abril de 2020

O Driver Intel P-State está mudando para o padrão "Governutil" do governador com o Kernel Linux 5.7



Confira !!



Além de todas as outras alterações no Kernel Linux 5.7 até agora, um conjunto secundário de atualizações de gerenciamento de energia foi enviado hoje para esta próxima versão do kernel e inclui agora o uso do governador Schedutil por padrão para Intel P-State e Arm big. sistemas.

O driver de escalonamento de frequência da CPU P-State da Intel assumiu o padrão "governador de economia de energia" na maioria das distribuições Linux (e "desempenho" em um subconjunto de outras distribuições como o padrão, que era o valor padrão do Kconfig do kernel upstream) . Mas com o tempo Schedutilse uniu como um regulador de escala de frequência de CPU capaz que utiliza a data de utilização do agendador do kernel para tomar decisões mais precisas sobre aumentar ou diminuir as frequências do clock. O Schedutil foi analisado pelos desenvolvedores na substituição dos governadores existentes à medida que amadurece o suficiente.

No mês passado, escrevi que a Intel estava procurando migrar para o P-State Schedutil após a publicação dos patches que o fizeram. Após o recém-introduzido suporte à invariância de frequência , a configuração do P-State Schedutil agora deve ser pelo menos tão boa quanto os governadores existentes, se não melhor. Na configuração do kernel, o governador padrão ainda pode ser definido.
Além do Intel P-State, agora usando o Schedutil como seu governador padrão, o código Arm CPUfreq também está usando o schedutil em sistemas big.LITTLE.

Essas alterações foram enviadas como parte dessa solicitação de recebimento . Em breve, apresentarei novos benchmarks da Schedutil no Phoronix.

Na mesma linha e para aqueles que perguntariam nos fóruns, não há nada novo para relatar no driver AMD CPPC CPUfreq para sistemas Zen modernos. Ouvi dizer que a AMD ainda continuará buscando o suporte ao Linux CPPC conforme os recursos / tempo permitirem.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário