FERRAMENTAS LINUX: Sete mudanças que esperamos que você não encontrará no Kernel Linux 5.7

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Sete mudanças que esperamos que você não encontrará no Kernel Linux 5.7




Confira !!



Existem muitos recursos novos e empolgantes do Linux 5.7, mas também alguns materiais que não abriram essa janela que agora esperamos ver o status da linha principal do Linux 5.8 ou outro kernel este ano.

FGKASLR - A Intel tem trabalhado na Randomização de espaço de endereço de granularidade mais refinada para tornar os endereços relativos dentro do kernel menos previsíveis, empregando reordenação de funções no KASLR. O FGKASLR pode aumentar ainda mais a segurança do kernel do Linux, mas não vimos grandes avanços na manutenção desde que a série inicial de patches foi lançada em fevereiro.

FSGSBASE para um melhor desempenho - FSGSBASEexiste desde Ivy Bridge e também é encontrado nas modernas CPUs AMD, mas ainda não está conectado ao Linux. O FSGSBASE pode ajudar a aumentar o desempenho, especialmente em áreas afetadas pelo Spectre / Meltdown. As discussões sobre o Intel FSGSBASE para Linux foram reiniciadas recentemente, portanto, esperamos que o código esteja em ordem no Linux 5.8.

Driver AMD Sensor Fusion Hub - O driver do Sensor Fusion Hub para Linux foi lançado no início deste ano para este hardware que aparece nos laptops AMD Ryzen desde 2018. O driver AMD SFH é necessário para os sensores de acelerômetro / giroscópicos e outros recursos nos laptops modernos da AMD. Enquanto o motorista passou por algumas rodadas de revisão, os itens em aberto permanecem na limpeza do código ... Infelizmente, isso não aconteceu no Linux 5.7, mesmo quando os laptops AMD Ryzen 4000 "Renoir" começaram a chegar ao mercado.

AMD CPPC - De maneira semelhante, o driver AMD CPPC CPUFreq para processadores Zen 2 parece parado por enquanto. Isso ocorre enquanto a Intel vem fazendo melhorias recentes no driver P-State e começando a fazer a transição para o governador "Schedutil" no Linux 5.7+. Espero que este trabalho seja retomado em breve.

Nouveau Re-Clocking- Grandes melhorias no driver NVIDIA Linux de código aberto ainda são um sonho por enquanto ... O uso de qualquer GPU GeForce GTX 900 "Maxwell" ou mais recente ainda está vinculada à sua frequência limitada de clock de inicialização que leva a um desempenho horrível. Como tal, a série GeForce GTX 700 permanece melhor para o Nouveau no momento, mas mesmo lá você ainda precisa sincronizar manualmente sua placa de vídeo, etc. Diferentemente das outras alterações na lista, não há patches públicos pendentes para uma drástica aprimorando essa experiência, mas aguardando as interações da NVIDIA Corp.

DAMON - Em janeiro, um engenheiro da Amazon propôs o DAMON para monitorar o acesso a dados. O DAMON pode ser usado para análise de comportamento, depuração e análise do uso de memória comprometida demais nos sistemas. Ainda há discussões sobre DAMON acontecendo na lista de discussão, mas ainda não foi mesclada.

Bcachefs - Com o ZFS incapaz de ser mantido em linha sem o relicenciamento pelo Oracle e o Reiser4 / Reiser5 sem muito impulso, muitos estavam ansiosos para ver como o Bcachefs se tornaria o sistema de arquivos nascido do código de cache do bloco. O Bcachefs ainda está se agitando, mas ainda não está pronto para a linha principal.

O que mais você deseja ver no kernel da linha principal? Também existem outros itens, como o IPC no kernel, semelhante ao BUS1 ou KDBUS, que parece ter sido abandonado, entre outros itens da lista de desejos para o kernel. Mas no geral o Kernel Linux 5.7 está parecendo um bom lançamento geral e deve estrear como estável em junho.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário