FERRAMENTAS LINUX: Outra otimização do Intel 4K + GNOME gera os tempos de renderização 5% mais rápidos, uso de energia 10% menor

sábado, 27 de junho de 2020

Outra otimização do Intel 4K + GNOME gera os tempos de renderização 5% mais rápidos, uso de energia 10% menor




Confira !!



Daniel van Vugt, da Canonical, responsável por muitas otimizações de desempenho do GNOME nos últimos anos, tem outra melhoria tentadora em análise.

Recentemente, o desenvolvedor da Canonical vem trabalhando para melhorar a experiência gráfica da Intel no GNOME, especialmente em 4K, depois de atualizar sua tela e não se impressionar com o nível atual de desempenho desse ambiente de desktop padrão do Ubuntu.

Alguns dias atrás, ele descobriu que o GNOME Window Culling estava quebrado, levando a um desempenho reduzido . Esse problema já foi corrigido em uma solicitação de mesclagem mais recente e mesclado para o código de desenvolvimento GNOME 3.37 / 3.38, bem como a portabilidade traseira para a série 3.36.

Hoje, Daniel está apresentando o que deveria ser outra otimização significativa. Daniel explicou no MR : " Estávamos definindo a cor do pipeline como toda branca (1.0, 1.0, 1.0, 1.0) e, portanto, a função de combinação da camada padrão multiplicou todos os pixels (R, G, B, A) por todos. Obviamente, multiplicando um quatro vezes por pixel é um desperdício de esforço, por isso removemos a configuração de cores e definimos a função de combinação de camadas como um shader trivial que ignorará qualquer que seja a cor atual do pipeline. Agora, fazemos multiplicações zero por pixel " .

Daniel descobriu que evitar as operações extras e desnecessárias em uma tela 4K conduzida por gráficos da Intel agora leva a tempos de renderização cerca de 5% mais rápidos e uso de energia gráfica 10% menor. Obviamente, isso pode ajudar as configurações do GNOME com telas de todos os tamanhos, mas com telas de 4K, devido à maior contagem de pixels, obviamente haverá mais economia. Máquinas virtuais que dependem de renderizadores de software também devem ver melhorias benéficas graças a essa alteração.

Até o momento, essa alteração ainda está sendo revisada. Será interessante ver o que mais Daniel e outros conseguem otimizar pelo GNOME 3.38, que será lançado em setembro.


Fonte


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário