FERRAMENTAS LINUX: A Intel lança o novo driver DRM "KMB" para o seu novo SoC com uma CPU ARM + Movidius VPU

quarta-feira, 1 de julho de 2020

A Intel lança o novo driver DRM "KMB" para o seu novo SoC com uma CPU ARM + Movidius VPU



Confira !!



A Intel lançou um novo driver de kernel do Direct Rendering Manager (DRM) para Linux.

Esse novo driver DRM "KMB" é inicialmente apenas para sua plataforma Keem Bay SoC. Keem Bay é o nome de código para a sua oferta de visão computacional de última geração para computação de borda de inferência com o Movidius VPU. Os detalhes de Keem Bay estão claros desde o anúncio inicial na AI Summit, em novembro passado.


Não ouvimos falar muito sobre o Keem Bay, da Intel, este ano, embora devesse ser lançado no H1. Houve a introdução do Linux nos últimos meses e outros trabalhos de divulgação . Agora, apesar de encerrarmos o H1, os desenvolvedores de código aberto da Intel estão publicando esse novo driver KMB DRM para Keem Bay.

O trabalho confirma que o Keem Bay SoC da Intel está emparelhando uma configuração de CPU Arm Cortex A53 com uma Intel Movidius VPU. Sim, apenas uma CPU de baixo consumo e baixo desempenho, com toda a mágica que se espera acontecer fora da VPU. Esse driver DRM fornece suporte básico à configuração do modo atômico KMS, que pode ser usado para conduzir uma configuração DSI de LCD ou MIPI ou conectado a um conversor HDMI. O Keem Bay não possui gráficos 2D / 3D com este driver DRM, apenas para fins de exibição.

A série de patches equivale a pouco mais de cinco mil linhas de código para esse driver de vídeo DRM para Keem Bay. O kernel principal do Linux ainda não suporta a plataforma de referência Keem Bay, portanto ainda há mais trabalho a fazer antes que o Keem Bay e sua placa de referência possam ser executados normalmente na árvore principal do kernel de código aberto. Vamos ver se este trabalho pode ser revisado e organizado a tempo para o ciclo Linux 5.9 em agosto.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário